sexta-feira, 31 de julho de 2015

"Velho, mas não obsoleto"

Por Vilma Pavani 

O título acima vem de uma frase dita mais de uma vez por Arnold Schwarzenegger em seu novo filme,  O exterminador do futuro – Gênesis (2015), que está estourando nas bilheterias nacionais e internacionais. E além de se juntar a outros slogans que prometem ficar (tal como “I’ll be back” ou “Hasta la vista””), é uma descrição perfeita desse brutamontes que no último dia 30 de julho fez 67 anos. Nascido na Áustria, Schwarzenegger, ator que beira o abaixo da crítica, é um ex-fisiculturista, cinco vezes Mister Universo, ator, empresário e político– foi o 38º governador do estado da Califórnia, eleito  em 2003. Além do mais, burro é que não é mesmo: li certa vez que ele colecionava obras de arte e quando lhe perguntavam porque não investir em ativos financeiros, respondeu algo assim: “É muito mais agradável olhar para meu dinheiro e usufruir dele pendurado nas paredes”. Virei fã de carteirinha.

Recentemente, o ator esteve no Brasil para divulgar o novo fime e  fez uma promessa durante entrevista ao G1: atuará em filmes de ação “até morrer”. O exterminador do futuro – Gênesis, seu quarto como o cyborg que protagoniza a franquia, está nos cinemas brasileiros e quem for vê-lo notará  que  está em ótima condição física, e lembrem que sua primeira vez no pape foi há 30 anos!

Foram três filmes na sequência (ele só não atuou em um deles, porque estava ocupado governando a Califórnia, para o bem ou para o mal). Ao todo, a franquia arrecadou até hoje mais de US$ 1 bilhão em bilheteria. OK, o filme tinha a ótima direção de James Cameron (o competente mas chato diretor de Titanic e Avatar), mas aposto todos os meus milhões de dólares que sem Arnold a coisa não teria ido tão longe. O jeito canastrão, a cara de robô inexpressivo, a grandeza de não tentar “atuar” (a pior coisa do mundo é ator ruim tentando  parecer bom – vide Sylvester Stallone) e um quase inexplicável carisma atraem o público feito água.
Bom, até agora não abri o bico sobre o novo filme, que fui ver no fim de semana passado. Mas me poupem, não me digam que alguém quer mesmo saber o que a a crítica pensa do filme. O negócio é sentar numa boa cadeira (de preferência no Shopping Vila Olímpia, com aquele espaços enormes entre os ocupantes, de forma que  você não ouve bem o que os babacas ao seu lado comentam), esticar as pernas e se divertir, com as caras e olhares tortos do cyborg , com algumas piadinhas irresistíveis. Se os outros atores estão bem? Sei lá, quem vai prestar atenção numa mocinha boboca e num rapagão esforçado? Queremos é ver Mr Arnold em cena! Velho, sim, mas não obsoleto, oras.

Voltemos, pois, à carreira incrível desse cara, que começou a se destacar em  1977 com o documentário sobre o concurso de Mr. Universo, O Homem dos Músculos de Aço. Em 1982, ganhou sua chance no filme Conan - O Bárbaro (em que  tem meia dúzia de falas, bem ruins aliás, mas faturou mais de 100 milhões de dólares e gerou a sequência Conan - O Destruidor). Veio então O Exterminador do Futuro e o resto é história. Fez um monte de  filmes de ação: Comando para Matar, Predador Inferno Vermelho, O vingador do Futuro  etc etc (com muita porcaria no meio deles) e até comédias, como Um Tira no Jardim de Infância e Irmãos Gêmeos, além do delicioso True Lies, com a fantástica Jamie Lee Curtis. Dizem que fez também um filme de zumbis, mas este eu não vi, que afinal não sou cyborg.
Na coluna anterior, eu estava meio chateada com a situação dos nossos velhos (inclusive a minha) e temo ter sido um pouco amarga. Quando penso em Arnold Schwarzenegger , ou na série Grace and Frankie,  reconsidero. E lembro o velho chavão sobre certos vinhos, que ficam bem melhores com o tempo. Viva a veiarada que sabe se atualizar!





O Exterminador do Futuro: Gênesis - 2h06 (2015)
Direção: Alan Taylor


Vilma Pavani é jornalista e não perde um filme de Arnold Schwarzenegger se possível – ou no cinema ou na TV. Se alguém duvida, pergunte-me sobre um filme chamado Cactus Jack, O Vilão, bizarríssimo, de 1979, em que ele faz um xerife bobão e atua com nada menos que Candice Bergen e Kirk Douglas. Só Deus sabe como foram parar lá! Ganha um pirulito quem viu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e participe do blog!