sábado, 27 de fevereiro de 2016

Doc Martin, um House à beira mar

Por Vilma Pavani

Durante um bom tempo acompanhei pelo canal Film & Arts a série britânica Doc Martin, uma das mais deliciosas comédias dramáticas que já vi. E agora ela chega à Netflix com suas seis temporadas – abrangendo o período de 2004 a 2013 e com uma sétima e provavelmente última temporada que só foi retomada em 2015. Foi um grande sucesso na Inglaterra, onde o ator principal, Martin Clunes, além de tudo é muito bem visto como apresentador de vários documentários sobre a vida animal e sobre as ilhas do Reino Unido.

Cirurgião de sucesso que precisou abandonar a profissão após desenvolver uma fobia por sangue, o médico Martin Ellingham (Clunes) acaba decidindo morar no vilarejo de Portwenn (o lugar real, uma vila de pescadores, fica em Port Isaac, na Cornualha, e é tão bonito que se tornou um procurado  destino turístico com o seriado), trabalhando como clínico geral. Mas além das circunstâncias estranhas de sua mudança de carreira, Doc Martin, como é chamado pelos locais, é um homem muito complicado, que tem dificuldades sérias de compreender e expressar sentimentos, muitas vezes ofendendo as pessoas com sua sinceridade absoluta. Pode-se dizer que é um House sem hospital. E é claro que precisa de um grande esforço para conviver com a população local.

Certo que os habitantes de Portwenn são muitas vezes tão excêntricos quanto o médico e o típico humor inglês faz com que tudo se torne eventualmente bizarro. Vale a pena conferir os vários personagens da trama, que incluem a professora local vivida por Caroline Catz (a mais “normal” de todas), que se torna o interesse romântico (na medida do possível) do médico e a destemperada atendente do consultório, Jessica Ramson, entre outras. Se você gosta de humor inglês e de um roteiro engraçado e inteligente, não perca a série. Se não gosta, azar seu...



Vilma Pavani é jornalista, detesta médicos e quer ser tratada pelo House ou Doc Martin em caso de necessidade.

8 comentários:

  1. Cara Vilma Pavani....estou com você tanto no que diz respeito às séries inglesas quanto a detestar médicos (só gosto como amigos)e concordo plenamente em ter Doc Martin como médico ......

    ResponderExcluir
  2. Doc Martin é uma das melhores séries que já vi. Inteligente, dramático, cômico, um cenário lindíssimo e um elenco de primeira qualidade. O que mais poderíamos querer? Gosto muito do jeitão do Doc Martin e muitas de suas colocações são bem pertinentes, sobretudo quando ele critica a mania que as pessoas têm por remédio. Vida longa a Doc Martin!

    ResponderExcluir
  3. Doc Martin é uma das melhores séries que já vi. Inteligente, dramático, cômico, um cenário lindíssimo e um elenco de primeira qualidade. O que mais poderíamos querer? Gosto muito do jeitão do Doc Martin e muitas de suas colocações são bem pertinentes, sobretudo quando ele critica a mania que as pessoas têm por remédio. Vida longa a Doc Martin!

    ResponderExcluir
  4. Doc Martin é um dos melhores seriados ingleses. Cheio de humor, drama, boas tramas, excelente elenco e bela paisagem, o seriado é cheio de ironias e, de fato, dá vontade de ter um médico como Doc Martin. Vida longa a Doc Martin!

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe me dizer se vai continuar? Adorei e terminou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série teve uma sétima temporada no ano passado, mas ainda sem previsão de estreia no Brasil. Não há notícias de uma oitava.

      Excluir

Comente e participe do blog!