sábado, 30 de maio de 2015

Os “Grandes Olhos” de Tim Burton

Por Dora Carvalho

Sou fã confessa e de carteirinha de Tim Burton. O estilo do diretor sempre tem algo que me agrada muito, um quê de caricatura, algo grotesco, uma maldade vil e ao mesmo tempo risível. Não foi diferente com Grandes Olhos (2014), apesar de ser um filme singular se comparado a outros do cineasta.
Primeiro porque explora uma história real. A pintora norte-americana Margareth Ulbrich, ou Margareth Keane, vivida no filme por Amy Adams, pinta telas com crianças de grandes, melancólicos e assustadores olhos. Prato cheio para Tim Burton explorar. Mas o fato é que a vida dessa artista é fascinante. Ela passou anos casada com Walter Keane (Christopher Waltz), que assumiu publicamente as obras da esposa como sendo dele próprio. O filme apresenta as desventuras da talentosa artista que, apesar do sucesso de suas obras, vivia à sombra do sucesso do marido.
O segundo ponto deste filme é que o grotesco característico de Burton desta vez ficou por conta da própria história. Como uma mulher pode viver uma farsa dessas por tanto tempo? O que ela representou para época, levando o próprio marido aos tribunais para retomar o direito sobre suas obras.
O maior destaque do filme é Christopher Waltz. O ator passeia em cena com tamanha naturalidade e um risinho cínico que fica até difícil não gostar do marido vilão. Mas é lógico que as tramoias acabam sendo tão assustadoras quanto os grandes olhos da artista. Amy Adams está comovente e melancólica no papel da mãe solteira que se encanta por um charlatão das artes plásticas e acaba casando para manter aparências sociais.
Outro destaque é a perfeita ambientação de época, com cenários, figurinos e os enormes carros da década de 50. O longa também nos instiga a pensar sobre os limites da arte e o valor do artista em tempos em que tudo é mercadoria.




4 comentários:

  1. Já queria ver o filme. Agora fiquei bem mais empolgada!!!

    ResponderExcluir
  2. Já tinham me falado de Grandes Olhos. Preciso me organizar melhor (provedor novo de filmes) para aproveitar todas as dicas deste blog!

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Quero ver este filme. Não tinha ouvido falar sobre ele, mas sou fã do Tim Burtom também. bjs

    ResponderExcluir

Comente e participe do blog!