sábado, 30 de maio de 2015

Os antigos vampiros modernos de Amantes Eternos

Por Dora Carvalho

Christopher Marlowe, dramaturgo britânico, nascido há mais de 450 anos, e um dos mais importantes escritores da época de William Shakespeare, circula sorrateiramente, em pleno 2013, em becos e ruas de Tânger no Marrocos.  Ele fornece de forma escusa a mais fina iguaria desejada pelos seres da noite Adam e Eve, um casal de vampiros seculares desesperadamente românticos. Adam (Tom Hiddlestone) é guitarrista, produz música apenas para si mesmo e é avesso ao sucesso. Passa o dia em um apartamento fechado em Detroit, com a companhia apenas de fotos de Edgar Allan Poe, Franz Kafka, Jane Austen, Oscar Wilde e de escritores de mais de dois séculos. É colecionador de guitarras antigas. Mas sua aversão à fama não impede que curiosos venham pertubá-lo em sua reclusão. Eve (Tilda Swinton) vive em Tânger e circula com edições antiquíssimas de livros nas mãos, dentre elas, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Até que ela decide rever seu amor de mais de 200 anos na decadente e quase destruída Detroit.
Mas o que há de empolgante nessa trama produzida pelo diretor Jim Jarmusch? Nada e ao mesmo tempo tudo. O filme corre deliciosamente devagar, de forma hipnótica, dando a oportunidade para aproveitar os diálogos cheios de referências irônicas – Marlowe (John Hurt) acusa Shakespeare de ser um impostor e que ele sim é um grande escritor (na realidade esse tema é bastante polêmico entre os estudiosos de Shakespeare e Marlowe – há intrigantes similaridades nas obras dos dois escritores). A trilha sonora, com guitarras arrastadas e dissonantes, misturadas ao som de típicos cânticos e instrumentos árabes, dão o ritmo aos elegantes, graciosos e melancólicos movimentos dos vampiros. Logo na abertura, uma inebriante versão para Funnel of love de Wanda Jackson.
 O título em inglês “Only lovers left alive oferece muito mais sobre o espírito do enredo, principalmente ao final da trama. Não foi feito para ter uma continuação, mas bem que merecia. Se antes parecia não haver sentido em ver Jarmusch de Flores Partidas (2005) e Sobre café e cigarros (2002) dirigindo um filme sobre vampiros, ao final da trama, é simplesmente perfeito. Só ele poderia dar o tão necessário ar cult e a elegância inerente a esses seres míticos.

Sobre o filme:
Amantes Eternos (2013)
Direção: Jim Jarmusch
Atores: John Hurt, Tilda Swinton, Tom Hiddlestone e Mia Wasikowska
Trilha sonora: Projeto SQRL de Jim Jarmusch e Jozef Van Wissem





2 comentários:

  1. Uau!!! Já gosto de trama com vampiros, mas colocar Christopher Marlowe como um vampiro, circulando pela atualidade é algo que extrapola o bom. Dá até uma vontade louca de "encontrá-lo" e promover um debate regado a vinho sobre o seu Dr. Fausto.
    Grande dica de filme. Vou procurar e assistir.
    bjs

    ResponderExcluir

Comente e participe do blog!