sábado, 17 de outubro de 2015

Novo vício para fãs de séries de tribunais

Por Dora Carvalho

Fato recorrente nas séries norte-americanas: a participação de grandes atores de Hollywood. Desta vez, é a atriz Viola Davis que está dando um show no seriado How to get away with murder, produzido pelo canal ABC e transmitido no Brasil pelo Netflix. A trama gira em torno da personagem Annalise Keating (Viola), advogada de direito penal e professora da fictícia Universidade de Middleton, na Filadélfia, que tem um jeito muito peculiar de ensinar os alunos a defenderem assassinos confessos.
Logo no primeiro episódio, Annalise escolhe alguns estagiários para vivenciarem as teorias do Direito na prática, porém, com métodos bastante discutíveis e pouco éticos.
Seria mais uma trama de tribunais e advogados não fosse a disputa que se instala entre os estagiários e melhor: o ritmo do roteiro. Falarei pouco para evitar spoilers. A trama tem passagens rápidas no tempo, com pequenos flashes de um fato que deve ocorrer no futuro, mas que o espectador vai recebendo informações em trechos mínimos. No primeiro episódio, em vez de perguntar “quem matou?”, a dúvida é “quem morreu?”.
Viola Davis parece ter se agarrado ao papel com unhas e dentes tamanha a ferocidade com que interpreta. Ela dá o tom e segura o enredo como poucos atores. Felizmente, a atriz já renovou contrato para uma segunda temporada.
How to get away with murder ainda não tem título em português no Brasil, mas em Portugal foi escolhido dizer  "Como defender um assassino”. É um título útil e pertinente, sem dúvida, mas que esconde a ironia da trama, porque o enredo pretende não só indicar como se safar de um assassinato, mas também sobre escolhas que se faz para ter sucesso profissional. 
A série é uma ótima mistura de tribunais, mistério, policial e, é claro, ótimas interpretações. Fãs do gênero: é para viciar. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e participe do blog!