sábado, 21 de novembro de 2015

Clássicos da literatura no cinema e nos HQs

Por Dora Carvalho

Boas histórias ultrapassam os limites dos textos e dos livros e transpõem plataformas, ganhando nova vida na tela grande, na TV, nos games e principalmente nos quadrinhos. Os HQs brincam com diversos gêneros literários e fazem uma deliciosa mistura pop capaz de agradar os mais variados públicos como é o caso da coletânea da HQs "Cinema Disney", que acaba de ser lançada pela Editora Abril e faz um exercício de metalinguagem, mesclando cinema, literatura e quadrinhos.
Em formato de livro em capa dura, a publicação reúne oito histórias que homenageiam clássicos da literatura e do cinema, mas com um toque de alegria dos personagens da Disney. Logo na abertura, "Moby Dick", de Herman Melville, com Tio Patinhas na pele do capitão Ahab, vivido por Gregory Peck na telona em 1956.  Minnie e Mickey parodiam Humphrey Bogart e Ingrid Bergman em Casablanca (1942). Federico Fellini também ganha uma homenagem com A estrada da vida (1954) e A doce vida (1960). Pateta faz o professor Van Helsing (interpretado por Anthony Hopkins em Drácula de Bram Stoker) e Mickey é "Drácula de Bram Ratoker". Destaque também para "Destino" (veja trailer abaixo), filme de animação iniciado em 1945 por Salvador Dalí e finalizado em 2003 pelos estúdios Disney - nos quadrinhos ganhou o título "A viagem surreal pelo destino".

São oito histórias em ilustrações lindíssimas – coloridas, aquarelas, preto e branco e quadrinhos tradicionais, mas que, sem dúvida, vão agradar adultos e crianças, porque bons filmes e livros clássicos são eternos.




Um comentário:

Comente e participe do blog!