sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Blockbusters de infância: os clássicos dos anos 80

Por Dora Carvalho

Os filmes dos anos 80 marcaram a minha infância pela extrema liberdade e inovação com as quais diretores e produtores faziam filmes para o público mirim e família. Alguns ficaram na história do cinema e se tornaram clássicos, como é o caso de E.T. Extraterrestre (1982), dirigido por Steven Spielberg.
Quem se lembra do filme Os Goonies (1985), também dirigido por Spielberg? Era difícil saber se era para gostar ou ter medo de um filme de aventura em que um grupo de crianças em busca de um tesouro perdido se deparou com estranhas armadilhas, com cenas de sustos do começo ao fim. A incrível trilha sonora capitaneada pela cantora Cindy Lauper era puro deleite.
Os mogwais, estranhas criaturas parecidas com pequenos morcegos, se tornaram sucesso em meados dos anos 80 no filme Os Gremlins (1984). Os seres da noite, híbridos de coruja e morcego, tinham medo da luz e se multiplicavam alucinadamente. Até hoje há quem use a expressão “parecem gremlins” ao falar sobre uma grande quantidade de pessoas, em referência a uma espécie de gíria da época, graças ao sucesso do filme.
Por falar em gíria, Ghostbusters – Caça-Fantasmas 1 e 2 ( 1984/1989), dirigido por Ivan Reitman e roteiro escrito pelos protagonistas Dan Aykroyd e Harold Ramis, estava recheado delas. Talvez a mais lembrada seja “você virou um ectoplasma!”.  A música título, de Ray Parker Jr., embalou muitas festas na época. A comédia é considerada um dos maiores sucessos do gênero na indústria do cinema, já que o primeiro filme teve um orçamento de 30 milhões de doláres e receitas de quase 300 milhões.
A lista de grandes filmes dos anos 80 é longa, não dá para deixar de citar De volta para o futuro (1985), Karatê Kid (1984), os episódios de Star Wars, História sem Fim (1984), Labirinto (1986) e a linda canção “As the world falls down”, interpretada por David Bowie, assim como Curtindo a vida adoidado (1986) e Indiana Jones (1981). 
Feriado prolongado e tempo disponível podem ser sinônimos de Sessão da Tarde, iguais as dos anos 80. E com direito a filme dublado, só para lembrarmos das vozes engraçadas que garantiam toda a diversão. 









Um comentário:

  1. Adorei a Resenha. Tem fillmes maravilhosos que vc comentou, um deles é Labirinto. Mas confesso que não foram filme de infância, eu já era um pouco mais velhinha :)
    Star Wars foi o primeiro filme em série que assisti. Depois dele não parei mais de ver filmes assim. Amo Indiana Jones até hoje....
    Que resenha deliciosa Dora. Parabéns! bjs

    ResponderExcluir

Comente e participe do blog!