domingo, 13 de março de 2016

Mr. Holmes: quando o filme é melhor que o livro

Por Dora Carvalho

São raríssimas as vezes em que um filme consegue superar um livro. Mr. Holmes escrito pelo autor norte-americano Mitch Cullin é um livro promissor logo no início. Promete uma história muito interessante e singular ao recriar um mundo em que o famoso personagem de Arthur Conan Doyle ultrapassa os 90 anos e vive tranquilamente cuidando de abelhas em uma bucólica residência no litoral da Inglaterra.
A história parte da premissa de que Sherlock Holmes deixou um caso sem solução no passado e isso perturba o personagem mesmo quando percebe que está chegando ao fim de sua existência. Mas, ao longo da trama, o livro perde o fôlego e tem um final um tanto decepcionante, situação corrigida no roteiro cinematográfico.
O longa tem a direção de Bill Condon (vencedor do Oscar por Deuses e Monstros/1998 ) e Ian McKellen faz o papel de Mr. Holmes na velhice. O carisma do ator em conjunto com a excelente escolha de coadjuvantes, como Laura Linney, dão o tom do filme.
Nessas horas percebemos o quanto a sétima arte pode enriquecer uma história que tinha tudo para ser boa, mas carece de certa sensibilidade para recriar um personagem tão fixado na memória dos fãs.

Mr Holmes é um filme delicado e, sobretudo, respeitoso à fama do detetive, com certa dose cômica. Tem mistério na dose certa ao mesclar o passado e o presente do personagem, conduzindo o espectador a solucionar o desfecho da trama. Destaque ainda para a excelente trilha sonora assinada por Carter Burwell.  O filme teve muito atraso no lançamento no Brasil e ficou muito pouco tempo em cartaz nos cinemas, mas, felizmente, já está disponível em DVDs e streaming.




2 comentários:

  1. Complicado imaginar Holmes cuidando de abelhas, mesmo com 90 anos de idade. Perderia o interesse de ler só por este inicio. No entanto, há vários filmes que superaram o livro, ou transformaram o que era medíocre em algo muto bom de ser ver. Fiquei curiosa para ver o filme e vou procurar nas locadoras.
    bjs e obrigada pela Dica.

    ResponderExcluir
  2. Vontade de assistir. Ótima análise.

    ResponderExcluir

Comente e participe do blog!