sábado, 5 de setembro de 2015

Feriadão de leve: três dias, três dicas

Por Dora Carvalho

O inverno dá os últimos suspiros neste feriadão de 7 de setembro em São Paulo e o que resta para quem não encarou a estrada e prefere a duplinha “sofa+cama” nos três dias que seguem é aproveitar a preguiça. O cinema está sem lançamentos bombásticos, então, é hora de ver aqueles lançamentos em DVD do primeiro semestre que foram esquecidos, nublados pelos sucesso dos blockbusters e dos premiados do Oscar.

A cem passos de um sonho

Como frio, preguiça e feriadão combinam com comida, vale destacar o longa "A cem passos de um sonho" (2014), dirigido por Lasse Hallstrom. Gosto muito desse diretor, por sempre flertar com o fantástico em seus trabalhos. Quem se esquece do delicioso Chocolate (2000)? Hallstrom volta dirigir uma comédia sobre comida, em que a culinária francesa flerta com a indiana, em uma história simples, cuja principal qualidade é a inusitada trama sobre uma briga entre a dona de um restaurante estrelado no Guia Michelin de gastronomia e a família proprietária de uma casa de iguarias indianas. Prepare-se para terminar o filme querendo ir ao estabelecimento típico da Índia mais próximo da sua casa... Ou unir com a leitura do livro “A viagem de cem passos”, de Richard C. Morais, do qual é baseado o filme.



Questão de tempo

Uma combinação perfeita para mim: comédias inglesas e enredos sobre viagem no tempo. O filme Questão de Tempo (2013), dirigido por Richard Curtis, que assinou os roteiros dos deliciosos Simplesmente Amor (2003) e Bridget Jones: no limite da razão (2004), une as duas coisas em uma história sobre um jovem que descobre ter herdado a capacidade de voltar no tempo. Empolgado no início, Tim, vivido pelo Domnhall Gleeson (Harry Potter e as relíquias da morte/2010), aproveita o dom para conquistar Mary (Rachel McAdams). Mas logo descobre que um detalhe alterado no passado pode ter graves consequências. Filme leve e inteligente que deixa no ar: se pudéssemos voltar no tempo, será que valeria à pena mesmo mudar o curso dos acontecimentos?






 Uma promessa

Comida, comédia e agora romance. O filme “Uma promessa” (2014) completa a trilogia de dicas para o feriadão. Dirigido por Patrice Leconte (A pequena loja de suicídios/2012), é uma adaptação para o conto “Carta para uma desconhecida”, do escritor austríaco Stefan Sweig.  Para quem está com saudades de ver romances de época bem dirigidos, fotografia esplendorosa e linda trilha sonora, o drama é imperdível. O time de atores também ajuda com Rebecca Hall (Transcendence/2014)), Alan Rickman (o eterno professor Snape da saga Harry Potter) e Richard Madden (Guerra dos Tronos). O enredo começa na Alemanha de 1912, com a história de um jovem diplomata que vai trabalhar como assistente pessoal de um rico dono de uma siderúrgica. O contexto é a Primeira Guerra Mundial, que vai mudar drasticamente as vidas dos personagens. A trama se desenrola como se estívessemos lendo um livro, aliás, essa é a principal qualidade do filme, que reforça a sensibilidade com que Leconte conduz o longa.




A cem passos de um sonho (2014) - 2h03
Direção: Lasse Hallstrom

Questão de Tempo (2013) - 2h03
Direção: Richard Curtis

Uma Promessa (2014) - 1h34
Direção: Patrice Leconte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e participe do blog!